Laboratórios

Laboratório de Dermatologia Tropical

Responsável: Patrícia Duarte Deps

 

O laboratório trabalha com três linhas de pesquisa:

 

1. Hanseníase: aspectos clínicos e epidemiológicos: Objetivos:1. Estimar a freqüência de infecção pelo M.leprae em tatus do estado do Espírito Santo;2. Estimar a freqüência de reações hansênicas nos hansenianos da Região Metropolitana da Grande Vitória;3. Identificar as características do caso primário;4. Estimar a freqüência da co-infecção hanseníase e HIV/AIDS;5. Estimar e descrever as alterações bucais presentes nos pacientes com hanseníase;6. Estudar os fatores de risco para as reações hansênicas.7. Hanseniase na Infância: Estudo clinico-epidemiológico em Unidades da Grande Vitória.

 

2. Infecção pelo HIV/AIDS: Objetivos:1. Estimar a freqüência da ocorrência de dermatoses nos pacientes HIV/AIDS;2. Estimar a frequências das diversas dermatoses;3. Correlacionar dermatoses com o estado imunológico dos pacientes portadores de HIV/AIDS;4. Estimar a frequência das dermatofitoses nos pacientes portdores de HIV/AIDS;5. Co-infecção hanseníase e HIV/AIDS.

 

3. Leishmaniose: aspectos clínicos, diagnóstico  e terapêuticos: Objetivos:1. Estimar o índice de cura do antimonial de n-metil glucamina comparado com o estibogluconato de sódio;2. Estimar o índice de cura da associação entre antimoniato de n-metil glucamina e azitromicina oral comparado com o glucantime utilizado isoladamente;3. Estudar a positividade do teste de Montenegro.

Laboratório de Epidemiologia

Responsável: Ethel Leonor Noia Maciel e Angélica Espinosa Miranda

 

O Laboratório de Epidemiologia- LabEpi, foi criado em 2006 junto ao Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas da UFES.

 

Objetivos: realizar pesquisas epidemiológicas na área de doenças infecciosas; oferecer consultoria tanto em métodos de pesquisa, orientando pesquisadores em ciências da saúde em relação ao delineamento de seus projetos de pesquisa, desde a criação de um banco de dados até a análise estatística dos resultados; e divulgar novas metodologias aplicadas às pesquisas em ciências da saúde. Isto inclui também a divulgação de métodos que já existem, mas que os investigadores tem pouca familiaridade.

 

Atualmente o LabEpi desenvolve vários estudos próprios e auxilia projetos com origem em diversas instituições de saúde e meio ambiente do estado Espírito Santo, assim como empresas privadas.

Laboratório de Geohelmintíases

Responsável: Fausto Edmundo Lima Pereira

 

Objetivos: Estabelecer a prevalência das helmintíases em crianças e adultos; Avaliar o impacto da imunomodulação induzida por verminoses na evolução de outras doenças infecciosas.

 

Laboratório de Imunologia Celular e Molecular

Responsável:  Rodrigo Ribeiro Rodrigues

 

Criado em 1997, o Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) tem se dedicado ao estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imune contra agentes infecciosos.  Uma de suas linhas de pesquisa refere-se ao papel de citocinas inflamatórias (Th1) na resposta imunitária e seu possível envolvimento na patogenia associada à patógenos intracelulares.

 

Laboratório de Leishmaniose

Responsável: Elenice Moreira Lemos

 

O grupo do laboratório trabalha em cooperação com outros pesquisadores na área de Imunopatologia da infecção natural e experimental por Leishmania sp. Assim, os estudos conduzidos envolvem diversas abordagens que buscam o entendimento dos mecanismos imunológicos e dos processos imunopatológicos relacionados ao desenvolviemto de infecção e/ou proteção por parasitos do gênero Leishmania.

 

Objetivos: desenvolver e obter novas metodologias de avaliação diagnóstica e prognóstica da leishmaniose visceral canina (LVC); rastreamento de antígenos (totais purificados e recombinantes), com aplicação potencial, para diagnóstico e vacinas através de estudos na área de biotecnologia, (bioquímica genética e biologia molecular).

Laboratório de Micobacteriologia

Responsável: Moisés palaci

 

Criado em 1992, o Laboratório de Micobacteriologia do NDI-UFES atua como um dos principais centros de excelência do país em diagnóstico e pesquisa relacionados a tuberculose, a coinfecção Tuberculose/AIDS, e a outras micobacterioses. Dentre as suas principais atividades e funções encontram-se:

 

Realização de exames microbiológicos em sistemas semi-automatizados e automatizados para o diagnóstico de tuberculose e outras micobacterioses e testes de sensibilidade a drogas das micobactérias de interesse clínico.

Realização de exames de biologia molecular para o diagnóstico da tuberculose.

Elaboração e desenvolvimento de estudos sobre a epidemiologia molecular da tuberculose.

 

Execução dos procedimentos da garantia e controle da qualidade, de acordo com as  normas técnicas internacionais (Boas práticas laboratorias).

 

Utilização de um sistema totalmente informatizado para o processamento de informações clínicas, ambulatoriais e  laboratoriais da tuberculose através do software TB Notes, desenvolvido pelo próprio NDI.

 

Participação em inúmeros projetos acadêmicos e científicos em parceria com instituições governamentais, entidades privadas e universidades de outros países.

 

Participação no ensino a nível de graduação e pós-graduação a médicos e paramédicos (biólogos, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros) da UFES.

 

Formação de recursos humanos em micobacteriologia, através de estágios e cursos.

 

Desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de diagnóstico bacteriológico e molecular, resistência bacteriana à drogas anti-tuberculose, ação in vitro de novos fármacos, virulência do M. tuberculosis, imunopatologia da tuberculose.

 

Orientação e consultoria técnica à instituições públicas e privadas e ao Ministério da Saúde.

 

Participação em convênios de cooperação técnica com Municípios pertencentes a região metropolitana de Vitória-ES.

Laboratório de Micologia

Responsável: Mariceli Araújo Ribeiro

 

No laboratório são realizados os testes de suscetibilidade in vitro de leveduras e fungos filamentosos a drogas antifúngicas. Atualmente estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisa envolvendo duas alunas do programa de pós-Praduação e bolsistas, alunos de graduação da UFES.

 

No laboratório de diagnóstico são realizados cerca de 100 exames mensais incluindo: exame direto e cultura para fungos e sorologia para Histoplasmose, Paracoccidiodomicose e Aspergilose. As linhas de pesquisa são: (1) Infecções fungicas em pacientes imunocomprometidos: estudo da prevalência, incidência, diagnóstico laboratorial e suscetibilidade in vitro de fungos agentes de candidíases, criptococose e dermatomicoses a drogas antifúngicas; (2) Epidemiologia das infecções hospitalares: investigação dos fatores de risco e participação de fungos emergentes na etiologia destas infecções.

Laboratório de Virologia

Responsáveis: Liliana Spano e Rita Elizabeth Checon de Freitas Silva

 

Neste laboratório são desenvolvidas linhas de pesquisa referentes à:

Vírus Respiratórios: responsável pelo processamento de espécime e diagnóstico laboratorial desde 1999, contribuindo diretamente com o Programa de Vigilância Epidemiológica de Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde e em consonância com a Organização Mundial da Saúde, a partir de 2001; serve na captação de amostras de pacientes com Infecção Respiratória Aguda provenientes dos hospitais de Vitória e de outras cidades da Região Metropolitana. São utilizadas metodologias de imunofluorescência, amplificação de ácido nucléico e isolamento viral em cultura celular; Gastroenterites infecciosas virais: sendo estabelecida esta linha a partir de 2003 com a metodologia de detecção de rotavírus e, posteriormente, de norovírus, através de eletroforese em gel de poliacrilamida e por RT-PCR, respectivamente, e de genotipagem de rotavírus por multiplex semi-nestedPCR; Estudo de AAV e de HPV: em tecidos de abortamento humano e em secreção cervical de mulheres soropositivas e soronegativas para HIV, em colaboração com Profa. Angélica Espinosa Miranda (LabEpi – NDI), através de amplificação de ácido nucléico e tipagem por RFLP.

petek temizliği elektrikçi Su tesisatçısı elektrikçi ümraniye